sexta-feira, 25 de junho de 2010

PORTUGAL NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


Prisioneiros ingleses e portugueses capturados pelos alemães Entre 1914 e 1918, muitos países estiveram envolvidos na 1.ª Guerra Mundial. Um bloco de países era liderado pela Alemanha e outro pela Inglaterra. Em causa estavam vários problemas, entre eles a luta pela posse de territórios em África.
Em 1916, a Inglaterra pediu a Portugal que apreendesse barcos alemães que na altura procuravam refúgio nos nossos portos. Portugal acedeu a esse pedido e a Alemanha declarou guerra ao nosso país. Foram enviadas tropas portuguesas para Angola e Moçambique, onde os alemães nos atacavam, outras partiram para França.
O Corpo Expedicionário Português (CEP) foi a principal força militar enviada para a França. A participação de Portugal foi marcada pela Batalha do Lys.
A guerra terminou em 1918 com a derrota da Alemanha. Portugal estava entre os vitoriosos, o que lhe permitiu negociar e garantir a posse das colónias africanas. No entanto, milhares de Portugueses morreram e a situação financeira do país agravou-se.





Imagens: Embarque de tropas portuguesas para Angola; prisioneiros portugueses e ingleses capturados pelos alemães.


Imagem: Monumento aos combatentes da Grande Guerra - Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário