sábado, 13 de novembro de 2010

Ponte de Lima vibrou com a restauração da República


Um cortejo em Ponte do Lima. É assim o título de uma reportagem sobre um a manifestação de apoio dos limianos à  república portuguesa. Aconteceu vinte e cinco dias depois da restauração da República, dado que a norte de Portugal, em Janeiro de 1917, os monárquicos haviam declarado de novo a monarquia como o sistema político vigente . Era então Presidente da Câmara, Teófilo Carneiro. Além de exercer este cargo era um ilustre advogado e um poeta de superior sensibilidade, que tão bem fez poesia sobre a sua e nossa terra: Ponte de Lima.  Podes aceder às suas obras através da Biblioteca Municipal. Lá bem perto, num resto de muralha, está  uma imagem de bronze com o seu rosto. Foi ele quem nessa altura discursou no Largo de Camões, numa varanda de um café ( hoje chamado Havaneza) enaltecendo os valores da República.
A reportagem saiu no 687 nº II série da Ilustração Portugueza, de 21 de Abril de 1917 na época a mais destacada publicação portuguesa ( tipo revista). A cobertura da reportagem fotográfica foi feita por um fotógrafo limiano da época: José Marinho.

Um comentário:

  1. Somos Limianos. Somos Professores. Vivemos numa República. Temos Alunos que trabalham. E nem sempre se dá valor a isso. Força. Contiunuemos para mais cem anos celebrarem...por nós.

    ResponderExcluir